Transforme rapidinho uma listagem de emails em um arquivo .CSV e importe para os seus contatos

Certa vez precisei cadastrar mais de 200 contatos de emails na minha conta do Gmail, criando uma mailing list para envios de boletins. A relação contendo estes endereços eletrônicos estava num email recebido, cujo remetente não foi zeloso em retirar aqueles cabeçalhos que ficam no corpo da mensagem, oriundos de remetentes anteriores. Como boa baiana que sou, fiquei morta de preguiça de copiar e colar, primeiro o nome, e a seguir o email de cada um dos 212 contatos (para ser mais específica).

Já sabia que o Gmail - assim como os outros serviços de email - permitia que importássemos contatos de uma só vez, através de um ficheiro (arquivo) com a extensão CSV. Pesquisei no querido Google se havia um programa, uma aplicação ou sei lá o que que transformasse esta listagem bruta num arquivo CSV. Eu disse que sou preguiçosa, né, gente? Bom, não encontrei.

Mas, não fiquei conformada. Cheguei a esta página de ajuda do Gmail, e tive um insight! Pensei: com a ajuda do Word, transformarei rapidinho a listagem numa tabela, a seguir copio a tabela e colo-a no Excel, salvo-a no formato CSV, importo pro Gmail e pronto! Foi o que fiz! Em menos de 5 minutos, meus 212 contatos estavam criados e agrupados dentro do Gmail.

Por um questão de privacidade minha e destas pessoas, criei emails fictícios para ilustar esta dica.
Para ver melhor as imagens, é só clicar em cima delas.

Comece por selecionar e copiar a listagem.

Cole no Word
Vá no menu "Editar" --> "Substituir" para retirar de uma só vez todas as aspas que aparecem em alguns nomes (circulados de verde). Isso é só uma questão de estética, ok? Se quiserem, podem deixar.

Abrirá a janela "Localizar e Substituir". No campo "Localizar" insere-se uma aspa (") apenas. Já o campo "Substituir por", deixa-se em branco, não põe nada. A seguir, clica em "Substituir tudo" e aparecerá uma janelinha a dizer que o o word efetuou as substituições.



Agora, utilize o "Localizar e Substituir" para substituir o "[espaço]" e o "<", que estão logo a seguir de cada nome, por ";" e "[espaço]". Clica em "Substituir tudo" e aparecerá mais uma vez uma janelinha a dizer que o o word efetuou as substituições.


Praticamente a mesma coisa. Só que substituiremos o ">" e a "," (que estão logo a seguir de cada email), por apenas um ";". Aparecerá a janelinha de aviso do Word, informando que foram efetuadas as substituições.



Selecione todo o texto, vá em "Tabela" --> "Converter" --> "Texto em Tabela"

No campo "Número de colunas", digite "2". Em "Separar texto por", escolha a opção "Pontos e vírgulas"

O Word lhe apresentará uma tabela, que vc selecionará, copiará e...

Colará no Excel a partir da célula 2A (2ª linha, coluna A):


Na primeira linha, escreve nas células "Nome" e "Endereço de Email". Se quiser, pode formatar a planilha...

Por fim, salva dando o nome que quiser ao ficheiro dos contatos, porém o formato TEM que ser o "CSV (Separado por vírgulas) (*.csv)".

Aparecerão avisos:



Depois, feche o Excel. Ainda poderá aparecer um aviso a perguntar se deseja "Salvar as alterações", clique em "Não".

Pronto! Basta você importar o arquivo csv criado para seus contatos no seu serviço de email!

Este procedimento serve para outros emails além do Gmail, ok?

ATENÇÃO: mesmo que sua listagem de emails só tenha os emails e não contenha os nomes das pessoas, dá para criar o arquivo csv. Dará um pouquinho mais de trabalho, pois na coluna do nome vc terá que digitar os nomes ou, se não quiser ter mesmo trabalho, preencha a coluna nome, com os emails mesmo! Aí, é só CTRL+c e CTRL+v.

Acreditem, é super rápido isto. Demorei muito mais fazendo este post do que criando os contatos no meu Gmail.

11 comentários:

Felipe disse...

Nota 10!! valeu pela ajuda!!

Eduardo Loureiro Jr. disse...

Grato. Era exatamento do que eu estava precisando.

Fernando disse...

Puxa não consegui ainda, os contatos do word ficaram na vertical e não na horizontal, como aparece no seu, pode me ajudar? Obrigado.

Vetores Free disse...

Olá boa tarde eu ja tentei de tudo e não consigo você po de me ajudar???

Leu disse...

Oi, gente que pediu help! Desculpe-me! Há meses que não me visitava! Hehehehe... Se ainda quiser ajuda, avise!

Anônimo disse...

perfeito, nota 10 esse post

Doctor disse...

Valeu me ajudou colega, Deus te abençoe.

Joelson disse...

GE-NI-AL!!!
Muito obrigado Syleide!

Anônimo disse...

Cara muito obrigado pela ajuda vc fez o que a uolhost não conseguiu, pois tenho um plano de hospedagem com eles da minha empresa e agoro contratei o emailmarketing, porem a uolhost não disponibiliza o botão exportar, não dá pra acreditar o tanto que fiquei frustado em saber que uma empresa com tanta propaganda é tão problematica com seu clientes.
Valeu muito obrigado pela ajuda

Anônimo disse...

Eu tenh que colocar nogmail 13300 emails mais o arquivo csv não funciona pois o email nem le vc pode me ajudar obrigado pele sua atenção.

Unknown disse...

Excelente post,consegui facilmente,bem explicadinho.Se gosta de música e outras maluquices dá uma olhadinha no meu blog http://etereamusic.blogspot.com.br/

Pesquisa personalizada